A Polícia Judiciária desencadeou uma operação na região alentejana, que visava dar cumprimento a dois mandados de detenção internacionais, emitidos pelas autoridades judiciais da República de Montenegro pendentes contra cidadãos daquele país.
Os dois indivíduos, pai e filho, de 57 e 30 anos, eram procurados desde 2017 por suspeitas de pertencerem a uma associação criminosa montenegrina, dedicada a extorsões, através de ofensas à integridade física e da posse e uso de armas proibidas, e ao tráfico de droga, na região dos Balcãs, bem como ao branqueamento dos lucros dessas atividades.
A Polícia Judiciária identificou a habitação onde os dois se encontravam e ainda apreenderam uma arma de fogo ilegal, documentos de identificação aparentemente falsos e um veículo furtado/roubado em julho de 2019.
Os detidos, pai e filho, foram presentes no Tribunal da Relação competente, aguardando pelos ulteriores termos do processo de extradição em prisão preventiva, até serem entregues às autoridades requerentes.