PR: Cavaco Silva acusa anterior Governo PS de “deslealdade institucional”

PR: Cavaco Silva acusa anterior Governo PS de “deslealdade institucional”

Sexta-feira, 09 Março 2012
Nacional
O Presidente da República acusa o anterior Governo socialista, liderado por José Sócrates, de “deslealdade institucional”, por não ter sido informado sobre as medidas do “PEC IV”.
No prefácio do livro “Roteiros VI”, o chefe de Estado recua até outubro de 2009, descrevendo os principais acontecimentos que marcaram a vida política portuguesa desde essa altura, quando tomou posse o Governo minoritário socialista de José Sócrates, até à realização das eleições legislativas antecipadas de junho de 2011.
Cavaco Silva recupera críticas ao anterior executivo liderado por José Sócrates, um Governo minoritário ao qual se exigia “uma atitude de humildade democrática e empenho num diálogo frutuoso, construtivo e sério com as demais formas políticas”.
“A ausência desse diálogo, que ficou patente na informação sobre o ‘PEC IV’, acabaria por ditar o destino do Governo minoritário do Partido Socialista”, refere Cavaco Silva, que páginas antes recordara também a “grande dificuldade” revelada do Governo em adaptar-se à perda da maioria absoluta.
Ainda a propósito do ‘PEC IV’, Cavaco Silva reitera a forma como o seu anúncio o ‘apanhou de surpresa’, não tendo tido conhecimento prévio das medidas de austeridade previstas, considerando que se tratou de “uma falta de lealdade institucional que ficará registada na história da nossa democracia”.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com