Praça da Liberdade volta a abrir “portas” à população

Praça da Liberdade volta a abrir “portas” à população

Quarta-feira, 17 Março 2021
Alentejo

Após cerca de oito meses de obras de requalificação no valor de 900 mil euros, a Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, voltou a ser aberta à população.

Este projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do concelho, que abrange intervenções nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e ainda tem o objetivo de apoiar as comunidades desfavorecidas, num investimento de cerca de 3,4 milhões de euros apoiado a 85% pelo Portugal 2020.

A requalificação da Praça da Liberdade teve como foco tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo para a população.

Assim, na área poente da praça, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz criou mais zonas pedonais e foi instalado um palco para atividades culturais. Foi ainda instalado um sistema de jogo de água com 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e ainda colocados  108 bicos de pulverização tipo nevoeiro que poderão originar a diminuição em três ou quatro graus centígrados da temperatura ambiente no verão.

Nesta zona da Praça da Liberdade vão ficar ainda instaladas a maioria das esplanadas e dos estabelecimentos de restauração.

Já na área nascente da praça foi colocado um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada.

Para além das intervenções referidas anteriormente, a Praça da Liberdade tem, agora, iluminação cénica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas e apresenta também um carregador de veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável.

A praça poderá ser fechada à circulação automóvel com pilaretes retráteis quando existirem eventos, para além disso, a autarquia quer também instalar um carrocel no local quando já não houver restrições devido à pandemia de covid-19.

 

Fotografia: Câmara de Reguengos de Monsaraz

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com