A gala de entrega dos prémios Regiostars teve lugar no Teatro Garcia de Resende, em Évora, e contou com a presença da Comissária Europeia Elisa Ferreira e da Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.
Nesta 15º edição, os responsáveis procuraram comemorar o sucesso da mesma, organizando uma “edição retrospetiva”, ou seja, foram selecionados 15 projetos, entre finalistas e vencedores dos prémios dos anos anteriores.
Após uma votação pública, a Comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, apresentou os projetos vencedores.
O 1º lugar foi para o projeto de «reabilitação e recuperação» da Cittadella Gozo, em Malta, o 2º lugar foi atribuído a um projeto-piloto e-Escolas e no 3º posto ficou o «Programa de Construção Sustentável, PICSA, na Andaluzia».
Estes prémios têm como objetivos identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos inovadores financiados pela UE, que podem ser atraentes e inspiradores para outras regiões e gestores de projetos.
Os prémios Regiostars são organizados, anualmente, pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana, da Comissão Europeia.
Fotografia: Évora Notícias