Presidência da EUROACE passa do Alentejo para o Centro

Presidência da EUROACE passa do Alentejo para o Centro

Quinta-feira, 14 Junho 2018
Alentejo

A presidência da EUROACE (Alentejo, Centro e Extremadura passou do Alentejo para o Centro, no 3.ª plenário desta eurorregião, que decorreu em Évora.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo, faz um balanço positivo dos últimos quatro anos.

“Os principais projetos que ambicionávamos, obviamente que não foram candidatados no âmbito da cooperação, mas foi criado um contexto para que tal viesse a acontecer”, afirmou, referindo-se à futura linha ferroviária entre Sines e o Caia e a vertente logística do projeto.

“Estes dois grandes projetos são um marca que vai projetar esta eurorregião de uma forma completamente diferente”, acrescentou.

Nesse sentido, Roberto Grilo defendeu que a nova presidência vai ter como desafio lançar a cooperação para “um novo patamar”, relacionado com a preparação do próximo ciclo de fundos.

O presidente da CCDR Alentejo considerou que “outra das grandes marcas” da presidência “alentejana” foi a criação de uma estratégia regional de especialização inteligente, em que foi possível promover “uma estratégia comum à eurorregião”.

A EUROACE foi a primeira eurorregião de composição tripartida a ser criada na fronteira luso-espanhola, em 2009, para impulsionar as relações de cooperação e reforçar estratégias de colaboração entre o Alentejo, Centro e Extremadura.

A presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, é a nova presidente da EUROACE nos próximos quatro anos.

Foto: Junta de Extremadura

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com