Problemas no Museu de Évora origina visita de deputada do BE ao Alentejo

Problemas no Museu de Évora origina visita de deputada do BE ao Alentejo

Sexta-feira, 04 Setembro 2020
Alentejo

A situação de dificuldades operacionais do Museu de Évora motivou uma visita da deputada do Bloco de Esquerda, Alexandra Vieira, a vários equipamentos culturais no Alentejo. A deputada esteve ontem à tarde no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, onde foi recebida pelo diretor deste equipamento que lhe transmitiu as dificuldades atuais, disse à DianaFm, Alexandra Vieira.
” Este Museu tem um problema de recursos Humanos. É o único Museu Nacional abaixo do Rio Tejo e tem estado impedido de abrir um fim de semana por mês por falta de funcionários. (…) Pelo que nos foi dado a conhecer, o númeode pessaos que trabalha aqui, sejam técnicos superiores sejam técnicos auxiliares é bastante reduzido, o que não permite ao Museu ter algumas dinâmicas das exposições temáticas que pode oferecer”.
A deputada refere que este é um problema que existe noutros museus.
“Nunca os Museus em Portugal tiveram os técnicos e assistente operacionais no número necessário. Com a crise financeira esse número diminuiu substancialmente e, até ao momento. passada a crise financeira esse número não foi recuperado.”
Por esse motivo a deputada do Bloco de Esquerda defende um reforço de verbas do orçamento de Estado para a cultura.
“Sempre que negociamos o orçamento, o Bloco de Esquerda tenta que a parte que cabe à cultura seja maior do que tem sido, mas essa é uma luta antiga de que não vamos desistir”.
Antes de visitar o Museu de Évora, a deputada do Bloco de Esquerda visitou Mértola e o Museu de Beja. Esta manhã estará no Cromeleque dos Almendres e na Anta Grande do Zambujeiro.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com