Produção “inovadora” de hidrogénio verde arranca em Évora

Produção “inovadora” de hidrogénio verde arranca em Évora

Terça-feira, 27 Julho 2021
Alentejo

Estão a “nascer” em Évora dois parques para a produção de hidrogénio verde em que é utilizada tecnologia portuguesa inovadora e pioneira.

Um dos parques do projeto, denominado H2 Évora, da empresa portuguesa Fusion Fuel, foi hoje visitado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Este parque situa-se perto de Nossa Senhora da Tourega e o outro fica junto ao Parque Industrial e Tecnológico de Évora.

Os dois parques, que vão produzir, a partir de setembro, hidrogénio verde através da concentração de radiação solar, envolvem um investimento de 4,8 milhões.

“Estas unidades captam a radiação solar, concentram a radiação solar 1.500 vezes e, tirando partido dessa energia concentrada e do calor que isso produz”, é realizada “a eletrólise para produção do hidrogénio verde em alta eficiência”, o que se reflete “em baixo custo”, explicou João Wahnon, da Fusion Fuel.

O responsável referiu que o hidrogénio produzido nestes parques vai ser “comprimido e armazenado” e uma parte será utilizada para a produção de eletricidade com recurso a uma “fuel cell”, ou célula de combustível.

Este hidrogénio será “maioritariamente” para “injeção na rede de gás natural e fornecimento às indústrias consumidoras, como refinarias, cerâmicas, cimenteiras e metalúrgicas” e “estações de serviço para viaturas a hidrogénio”.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com