Projeto coordenado por investigadora da UÉ ganha prémio europeu

Projeto coordenado por investigadora da UÉ ganha prémio europeu

Terça-feira, 13 Junho 2023
Alentejo

O projeto “Almada”, coordenado por Milene Gil, investigadora do Laboratório Hercules da Universidade de Évora, foi distinguido na edição deste ano dos Prémios Europeus do Património Cultural Europa Nostra.

“Almada” foi premiado na categoria de envolvimento e sensibilização dos cidadãos.

Trata-se de um projeto multidisciplinar que utiliza a investigação científica para revelar a arte mural de Almada Negreiros, um dos artistas portugueses mais influentes do século XX.

Iniciado em março de 2021, o projeto adotou uma abordagem inovadora, utilizando instrumentos analíticos e de imagiologia de ponta.

O projeto revelou novas informações sobre os materiais, as técnicas e o estado atual de cinco pinturas murais de Almada Negreiros.

“Almada” envolve o Laboratório Hercules da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Instituto de História da Arte da Universidade NOVA de Lisboa (IHA-FCSH/UNL) e a Administração do Porto de Lisboa (APL).

Foram premiados outros três projetos portugueses, nomeadamente os Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, Madeira, a Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega” e o arqueólogo Cláudio Torres.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com