A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) apresentou o projeto pioneiro, denominado, CRI@HOME.
Este projeto trata-se do primeiro e único Centro de Responsabilidade Integrada na área de Hospitalização Domiciliária do país.
Ireneia Lino, diretora do projeto, apresentou a experiência de passar de uma Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente com um modelo de gestão convencional para um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), com um modelo de gestão completamente diferente, especialmente no que se refere à gestão de equipas e de recursos.
Segundo Ireneia Lino, “o CRI permite que se tenha autonomia de gestão para modificar as coisas de acordo com aquilo que são as necessidades, por um lado, e, por outro, permite selecionar uma equipa dinâmica e multidisciplinar onde o foco reside na tarefa”.
O CRI@HOME é um projeto pioneiro do HESE, com duas unidades, a Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente e a Unidade Médica de Dia.
Ambas as unidades trabalham para os cuidados centralizados para que o doente permaneça o menor tempo possível no Hospital.