A Universidade de Évora, através do Arteria_Lab, laboratório criativo transdisciplinar da academia, fez parte do projeto REPLAY, um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022.
O projeto, liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, ganhou na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”.
Entre 2021 e 2022, o Arteria_Lab, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da associação 100% ADN, e participação de quatro agrupamentos escolares, desenvolveu, atividades com cinco turmas do ensino básico.
As atividades decorreram online, nas escolas e na oficina do Arteria_Lab, onde os alunos tiveram a possibilidade de acompanhar o processo de transformação dos plásticos dos brinquedos que ajudaram a recolher e desmontar.
Para além de Évora, o projeto testou o circuito de reciclagem de brinquedos nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais e Lisboa.
O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic para a transformação criativa num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças. Votações essas, que deram a vitória ao OIO, da autoria de André Panóias e Manuel Marchante, ex-alunos da Universidade de Évora.
De recordar que os prémios da Nova Bauhaus Europeia (NEB) reconhecem e celebram exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas experiências e vida quotidiana, que incluam o belo, o sustentável e o inclusivo, os três valores basilares da NEB.