O PSD alertou para a “situação financeira crítica” que atravessa a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão.
O alerta é feito através de uma pergunta dirigida pelos social-democratas ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Segundo os deputados do PSD, a instituição encontra-se “perante uma situação dramática” e possui um défice acumulado “na ordem dos 900 mil euros”.
“Já efetuaram pedidos de ajuda ao ministro da Administração Interna, à Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil, à Liga dos Bombeiros Portugueses, sem que tivessem obtido qualquer tipo de resposta”, pode ler-se na pergunta do PSD.
Os parlamentares social-democratas realçam que a associação “tem sido sujeita a novos desafios” por causa do enchimento da barragem do Alqueva, o que “provocou um aumento de trabalho bastante significativo, sem que tivesse obtido as respetivas compensações financeiras para estas novas tarefas”.
“Se não forem tomadas medidas urgentes para ajudar a resolver a grave crise financeira com que se defronta esta instituição, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão pode mesmo fechar as suas portas”, escrevem.
Na pergunta, o PSD questiona se o Governo tem conhecimento da situação e quais as diligências que estão a ser tomadas com o objetivo ajudar a resolver a crise na instituição.