O PSD de Évora posiciona-se para eleições internas do partido.
A presidente da Distrital de Évora do PSD, Sónia Ramos, que “tirou” o lugar de cabeça de lista por Évora a António Costa da Silva nas últimas legislativas, apoia o atual líder do partido, Rui Rio.
Numa declaração enviada à DianaFM, Sónia Ramos diz que apoia Rio “or convicção” e por acreditar “no seu carácter, coragem, determinação e sentido de Estado”.
“Acredito no seu projeto para o país, nas reformas que quer concretizar e nas prioridades que gizou. Demonstrou estar ciente e sensibilizado para as questões da interioridade, das assimetrias regionais e da diferenciação positiva, que me são caras”, pode ler-se na mensagem.
Sónia Ramos diz também que Rio “é o candidato melhor preparado para liderar o PSD e apresentar uma alternativa credível que sirva os interesses de Portugal”.
Já o antigo deputado do PSD eleito por Évora António Costa da Silva está ao lado do antigo líder parlamentar Luís Montenegro.
“Declarei-lhe [apoio] a ele e informei as pessoas mais próximas de que vou apoiar inequivocamente Luís Montenegro. Aliás, eu até já achava há dois anos atrás que ele devia ter sido candidato. Não foi por opção dele e foi uma opção natural, mas é a pessoas que tem as características e as condições para liderar o PSD na minha perspetiva”, afirma.
Nas declarações à DianaFM, Costa da Silva teceu duras críticas à liderança de Rui Rio.
“Rui Rio foi incompetente nas eleições legislativas e foi incompetente no Alentejo, ele e outras pessoas, porque não conseguiram eleger um deputado e isso é muito grave”, refere, acusando Rui Rio e “outras pessoas” de serem “os coveiros do PSD no Alentejo”.
As eleições diretas no PSD realizam-se em janeiro e o Congresso em fevereiro.