O PSD apresentou à Câmara de Évora 10 propostas para apoio e dinamização da economia local, devido aos impactos da pandemia de covid-19 nas micro e pequenas empresas.
As propostas da Concelhia de Évora do PSD foram apresentadas ontem pelo vereador social-democrata, António Costa da Silva, em reunião de câmara.
Segundo o PSD, este conjunto de 10 medidas inclui iniciativas para resposta imediata à crise e outras que visam planear e atuar no futuro.
O apoio à criação de lojas online para micro e pequenos empresários, o lançamento de uma campanha de comunicação digital dos agentes económicos locais e apoio ao serviço de transporte de produtos/refeições ao domicílio são algumas das propostas.
Os sociais democratas propõem também a isenção de pagamento de rendas em todos os espaços comerciais municipais, das taxas dos operadores dos mercados de rua e dos parquímetros, pelo menos, até junho e a aquisição de refeições sociais nos restaurantes tradicionais.
Outras das medidas propostas passam pela aquisição de dormidas sociais na hotelaria tradicional e a criação de uma campanha de dinamização do centro histórico e de um programa de promoção partilhado com empresários do turismo e associações representativas.
O reforço da informação e aconselhamento às micro, pequenas e médias empresas sobre os apoios em vigor e a criação imediata de grupo de trabalho multissectorial para relançamento da economia local durante e pós-crise pandémica são as restantes medidas.
Paralelamente, os sociais-democratas já pediram reuniões à Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal, Associação Comercial do Distrito de Évora e Núcleo Empresarial da Região Alentejo.