O PSD exige ao Governo obras em três escolas do distrito de Évora, num projeto de resolução subscrito por 13 deputados do partido e apresentado na semana passada na Assembleia da República.
São exigidas “intervenções prioritárias” na Escola Secundária André Gouveia, em Évora, assim como na Secundária e na Básica n.º 1 de Vendas Novas.
Em causa, segundo o PSD, está a ausência de escolas do distrito de Évora a necessitar de intervenção com a classificação de muito urgente no acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a descentralização de competências na área da educação.
Contudo, no entender dos sociais-democratas, estas três escolas deviam ter sido priorizadas com a classificação “muito urgente”.
O edifício da Escola Secundária André de Gouveia apresenta “vários problemas estruturais graves” e não tem “garantidas as condições mínimas”, com “chuva dentro das salas de aula, ruturas na canalização e fissuras na cobertura de fibrocimento com amianto do seu pavilhão desportivo”.
Também o estado dos edifícios da Escola Secundária de Vendas Novas e da Escola Básica n.º 1 de Vendas Novas “aconselharia um nível de prioridade muito mais elevado do que aquele que lhes foi conferido”, sustentam os deputado no projeto.