O PSD mostra-se preocupado com a “rutura da capacidade de resposta” para doentes com covid-19 no hospital de Évora e exige respostas e soluções.
A posição é assumida em comunicado enviado à DianaFM.
No comunicado, os social-democratas assinalam que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) “atingiu a sua capacidade máxima de resposta aos doentes Covid” e, por isso, “suspendeu temporariamente a sua admissão, sendo os mesmos encaminhados para outros hospitais”.
A estrutura “laranja” diz que “a situação vivida” no HESE “já não diz respeito à incompetência, falta de planeamento ou de recursos” e também “já não se refere à falta de visão estratégica que, ao longo dos anos, singrou”.
“Já ultrapassou a barreira da política e da discordância ideológica. Está muito para além disso. Trata-se da negação da dignidade humana devida aos cidadãos na doença e na morte”, consideram os social-democratas.
O PSD diz que o HESE está “no limite da capacidade de resposta, com uma morgue lotada e uma solução provisória baseada em contentores, a decretar a suspensão da admissão de doentes covid e sem se conhecer uma estratégia para o atendimento urgente de doentes não covid” e exige respostas.
Os doentes covid com necessidade de internamento são encaminhados para onde, qual a real capacidade de internamento para doentes covid e se se mantém capacidade de atendimento de doentes não covid urgentes são algumas das questões colocadas pelos social-democratas.
Foto: HESE