Recorde na produção de azeite pode paralizar o setor

Recorde na produção de azeite pode paralizar o setor

Terça-feira, 10 Dezembro 2019
Alentejo

As três grandes unidades de receção de bagaço de azeitona proveniente dos lagares que processam toda a azeitona produzida no Alentejo têm a sua capacidade de armazenamento praticamente esgotada.
Em comunicado enviado à DianaFM, a Confagri refere que o “estrangulamento na receção dos bagaços de azeitona levará ao colapso das atividades relacionadas”. No mesmo comunicado é referido que o setor Cooperativo, através da FENAZEITES e sua associada UCASUL – União de Cooperativa Agrícolas, “tem vindo há já bastante tempo a sensibilizar as entidades responsáveis para a possibilidade desta grave situação poder ocorrer”.
A incapacidade de aceitação deste sub-produto da produção  de azeite poderá paralisar todo o setor do azeite, “desde a apanha de azeitona aos lagares que a transformam, facto que a verificar-se poderá provocar prejuízos incalculáveis aos agricultores e empresas ligadas ao setor”.
Por outro lado “um verdadeiro caos ambiental poderá ocorrer ao não haver onde colocar aquele bagaço de azeitona”, num ano em que se estima que a produção deste sub-produto atinja as 600 mil toneladas. Em 2019 a produção de azeite deverá chegar, pela primeira vez às 140 mil toneladas.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com