Está concluída a recuperação da fonte da Rotunda das Portas do Raimundo

Está concluída a recuperação da fonte da Rotunda das Portas do Raimundo

Segunda-feira, 24 Janeiro 2022
Alentejo

A recuperação funcional e cénica da fonte da Rotunda das Portas do Raimundo está concluída.

Esta obra resulta de uma empreitada lançada e adjudicada em 2021 e que integra também a recuperação da Fonte da Rotunda dos Colegiais.

Segundo a Câmara Municipal de Évora, “esta requalificação das fontes contemporâneas, que incluirá, entre outras, também os tanques das fontes existentes na Praça Joaquim António de Aguiar, acompanha as importantes obras de valorização das fontes e fontanários históricos da cidade, com elevado valor patrimonial, que têm vindo a ser realizadas no âmbito da Estratégia Municipal de Valorização do Património Hidráulico”.

Nos últimos anos, foram feitas obras no chafariz de Alconchel, do Rossio de São Brás, e no chafariz do Largo dos Mercadores.

Mais recentemente, os chafarizes dos Leões e de São Bartolomeu, bem como a Fonte Nova e a Fonte da Porta de Moura também sofreram alterações.

De realçar ainda que está também a ser preparada a nova exposição permanente que vai marcar a reabertura ao público da Unidade Museológica da antiga Central Elevatória de Água, localizada na Rua do Menino Jesus, bem como a elaboração de dois percursos pela cidade que dão a conhecer vários monumentos da água.

Fotografia: Câmara Municipal de Évora

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com