Redondo: Seca pode condicionar rega no perímetro da Vigia

Redondo: Seca pode condicionar rega no perímetro da Vigia

Quinta-feira, 27 Julho 2017
Alentejo

O Governo admitiu condicionar a rega no perímetro da barragem da Vigia, no concelho de Redondo, devido à seca.

A albufeira está a ser monitorizada diariamente, revelou à DianaFM o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

“Admitimos que, sobretudo, no caso da Vigia, possa haver, a curto prazo, algumas restrições de uso de água para fins agrícolas, porque é o que os dados da monitorização vêm evidenciando”, afirmou.

O secretário de Estado reuniu-se, esta quarta-feira, em Évora, com autarcas e técnicos de vários municípios do Alentejo para debater questões relacionadas com a seca.

O presidente da Câmara de Redondo, António Recto, disse à DianaFM que o seu concelho é abastecido através da barragem da Vigia, que possui também um perímetro de rega significativo.

“Temos uma escassez de água enorme. Neste momento, a barragem da Vigia está com cerca de três milhões de metros cúbicos de água, está mesmo no seu limite”, afirmou, indicando que a capacidade da albufeira é de 16,5 milhões metros cúbicos.

Contudo, o autarca disse que, “havendo um compromisso, com certeza que será encontrada uma solução e que a água não vai faltar”.

A barragem da Vigia está ligada ao Alqueva e há a possibilidade de receber água do maior lago artificial da Europa.

O secretário de Estado do Ambiente admitiu ainda um agravamento da situação de seca em Portugal Continental, durante o próximo trimestre, por estar prevista pouca precipitação até ao fim do mês de outubro.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com