Reguengos de Monsaraz: António Arnaut recebe Chave de Honra do município

Reguengos de Monsaraz: António Arnaut recebe Chave de Honra do município

Domingo, 23 Abril 2017
Alentejo

António Arnaut, considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde, vai receber a Chave de Honra do município de Reguengos de Monsaraz.

A distinção vai ser atribuída na sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do 43.º aniversário do 25 de Abril, que se realiza, na terça-feira, às 11:00.

A autarquia pretende assim homenagear o cidadão que é considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde, pelo seu reconhecido mérito e prestígio e contributo excecional para a proteção do direito à saúde de todos os portugueses.

António Duarte Arnaut, nascido a 28 de janeiro de 1936, em Cumieira, concelho de Penela, distrito de Coimbra, licenciado em Direito em 1959 pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fundador do Partido Socialista, foi Ministro do II Governo Constitucional (1978), formado por coligação entre o PS e o CDS, ao qual foi atribuída a pasta dos Assuntos Sociais.

No desempenho do cargo de ministro dos Assuntos Sociais elaborou a lei que deu origem ao Serviço Nacional de Saúde, permitindo assegurar o acesso à saúde a todos os cidadãos independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com