Reguengos de Monsaraz: Costa portuguesa “mais sujeita” às alterações climáticas

Reguengos de Monsaraz: Costa portuguesa “mais sujeita” às alterações climáticas

Sexta-feira, 10 Junho 2016
Alentejo

O alerta é do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes: “A costa portuguesa, e o Alentejo tem uma longa costa de praia, é a região da Europa que já está mais sujeita à ameaça das alterações climáticas”.

O governante participou no encerramento do workshop do projeto “Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas no Alentejo”, que decorreu ontem no auditório municipal de Reguengos de Monsaraz.

A iniciativa foi organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e pela Universidade de Évora, em parceria com a câmara.

No workshop, foram apresentadas boas práticas e as conclusões de grupos de trabalho, além de uma visita a uma exploração agrícola de Reguengos de Monsaraz.

Segundo o ministro, com as alterações climáticas, a “temperatura vai aumentar mais do que a média europeia” e “a precipitação anual, muito provavelmente, vai diminuir”, o que “já afeta o caudal dos rios”.

O ministro destacou que a mudança de clima pode vir a provocar ainda “a perda da biodiversidade”, porque “há sempre espécies que se adaptam melhor do que outras”, e o “empobrecimento dos solos”, o que “leva a uma necessidade de mais água e fertilizantes”.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com