Arrancam hoje as obras de requalificação da principal praça de Reguengos de Monsaraz, num investimento de 880 mil euros, com o apoio de fundos comunitários.
A requalificação da Praça da Liberdade deveria ter começado em março, mas o município e a empresa responsável pela empreitada decidiram adiar o início dos trabalhos devido à pandemia da covid-19, iniciando-se agora com “os devidos cuidados de proteção dos trabalhadores”, indicou o município.
Envolvendo um investimento de cerca de 880 mil euros, apoiado em 85% por fundos comunitários, o projeto, que tem um prazo de conclusão de 270 dias, está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Reguengos de Monsaraz.
A empreitada vai permitir “aumentar a área pedonal e criar zonas amplas para esplanadas para os espaços de restauração no tabuleiro poente”, estando previstas “novas árvores e uma estrutura de apoio com palco para atividades culturais”.
“Nesse lado da praça, será ainda instalado um sistema de jogo de água formado por 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro para baixar em três ou quatro graus centígrados a temperatura ambiente no verão”, acrescentou a câmara municipal.
Já o tabuleiro nascente da praça, segundo a autarquia, “vai manter a circulação automóvel num sentido para acesso aos serviços existentes”, com estacionamento, uma zona de esplanada e um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria.
Os dois tabuleiros vão ser atravessados por uma ciclovia, enquanto “a principal via de circulação automóvel da praça poderá ser fechada com pilaretes retráteis quando existirem eventos”.