A Gestão Ambiental e de Resíduos (Gesamb)) e o Município de Reguengos de Monsaraz instalaram dois compostores comunitários na cidade.
Estes encontram-se junto à praça de touros José Mestre Batista e no estacionamento em frente ao centro de saúde.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a população e as instituições a adotarem hábitos de reciclagem do lixo orgânico que produzem.
Nos compostores comunitários as pessoas podem depositar, por exemplo, restos de frutas e vegetais crus, cascas de ovos esmagadas, borras e filtros de café, pedaços e migalhas de pão, cascas de frutos secos não rígidas, saquetas de chás e ervas, flores e folhas frescas ou secas sem sementes.
Este projeto desenvolvido pela Gesamb, que abrange 12 municípios do distrito de Évora, vai também ajudar quem mais precisa, pois os habitantes destes concelhos vão contribuir para angariar apoios para crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais.
Ou seja, à quantidade de resíduos orgânicos que os cidadãos vão separar e depositar vai ser atribuído um valor que será convertido em apoio monetário para dar a Instituições Particulares de Solidariedade Social com presença local e/ou regional.
A Gesamb já entregou os compostores domésticos e vai realizar de 5 a 12 de fevereiro uma campanha porta-a-porta para informar os munícipes da zona de influência dos compostores comunitários sobre este projeto e incentivar a separação e a reciclagem dos resíduos orgânicos através da compostagem comunitária.
Fotografia: Município de Reguengos de Monsaraz