Romaria a Cavalo a caminho de Viana do Alentejo

Romaria a Cavalo a caminho de Viana do Alentejo

Quinta-feira, 25 Abril 2019
Alentejo

Já partiu segunda jornada da XIX Romaria a Cavalo que chega a Viana do Alentejo, no próximo sábado, 27 de abril, pelas 17h00, e cuja madrinha é a atriz Alexandra Lencastre.
Centenas de romeiros iniciaram ontem esta tradição, num troço inicial dos 150 quilómetros por caminhos de terra batida, junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita
Para receber os muitos visitantes esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, o Município preparou um programa cultural para dia 27, a partir das 15h30, pelas ruas da vila com cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo “De Moda em Moda”, animação com “A Chiclateira” e o Grupo de Bombos “Toca a Bombar”. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobem ao palco as sevilhanas da Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 23h00, sobe ao palco o Grupo “300 and Friends”, seguido de baile e Dj’s.
No dia 28, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá animação com a Charanga da S.U.A. e a atuação do Grupo de Flamenco “Las Trianeras”. A partir das 15h00, o cante alentejano volta a ouvir-se com a presença de 8 grupos do concelho. A animação termina às 17h00, com a atuação da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.
Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 27, pelas 21h00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 28, a partir das 10h00.
Entretanto, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República, vai estar patente ao público a exposição “Olaria & Cerâmica: percursos de aprendizagem”.
De salientar que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos Municípios da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana, da Vangflor e do Diário do Sul. A Romaria a Cavalo é uma iniciativa financiada pela Turismo do Alentejo, ERT, no âmbito do Programa 365 Alentejo – Ribatejo 2019.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com