O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve, hoje, na zona da grande Lisboa, dois homens de origem indostânica, de 53 e 33 anos de idade, já com nacionalidade portuguesa.
Os homens foram detidos por indício da prática do crime de tráfico de pessoas, na exploração de trabalhadores agrícolas, na zona de Serpa, distrito de Beja. Estes dois indivíduos exerciam pressão psicológica, recorriam a agressões físicas, faziam ameaças e ainda retinham os salários dos trabalhadores.
No âmbito de uma investigação criminal em curso, o SEF, além dos mandados judiciais de detenção, deu cumprimento a mandados de busca domiciliária.
Os factos que deram origem à investigação foram praticados em Serpa, onde os arguidos tinham dezenas de trabalhadores de origem indostânica para a execução de tarefas agrícolas, mantendo-os sob exploração, aproveitando o facto, destes, não terem a situação regularizada em Portugal.
Para além disso, os arguidos cobravam também elevados valores pelo alojamento, exigindo ainda o pagamento de alegadas prestações sociais e impostos que, não liquidavam.
Até ao momento e segundo o SEF “a investigação permitiu identificar e sinalizar quatro vítimas da exploração, tendo outros trabalhadores recusado prestar depoimento com receio de represálias”.
Para além dos detidos, foi constituída arguida a empresa de que são sócios gerentes, bem como uma mulher de nacionalidade portuguesa relacionada com a mesma.
Os detidos serão presentes hoje no Tribunal Judicial da Comarca de Serpa para interrogatórios judiciais e consequente aplicação de medidas de coação.