Segunda Equipa de Intervenção Permanente em Alandroal

Segunda Equipa de Intervenção Permanente em Alandroal

Terça-feira, 03 Agosto 2021
Alentejo

A Câmara Municipal de Alandroal vai apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da vila na criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

Este compromisso foi formalizado junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A Equipa de Intervenção Permanente assegura o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, pois os bombeiros que integram estas equipas são caraterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.

À semelhança do que acontece com a primeira Equipa de Intervenção Permanente, constituída por 5 elementos, as responsabilidades vão ser partilhadas entre o município de Alandroal e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Isto é, a Câmara de Alandroal comparticipa a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal nos custos decorrentes da remuneração dos elementos que integram a Equipa de Intervenção Permanente, atribuindo-lhe uma verba mensal correspondente a 50% dos custos resultantes dos vencimentos, subsídios de férias e de natal e outros encargos do pessoal contratado. Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil suporta os restantes 50%.

Segundo João Grilo, o presidente do município, o investimento do município numa segunda equipa é “plenamente justificado pelo exemplo de especialização e resposta que a primeira tem dado em diferentes contextos”.

Além do financiamento da Equipa de Intervenção Permanente, a autarquia de Alandroal transfere 3 mil euros, por mês, para a associação. Mas, não fica por aqui, pois vai ser lançado o Cartão Social do Bombeiro.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com