Sustentabilidade do turismo monitorizado pela Universidade de Évora

Sustentabilidade do turismo monitorizado pela Universidade de Évora

Quinta-feira, 03 Outubro 2019
Alentejo

A Universidade de Évora vai monitorizar o desenvolvimento do turismo sustentável no Alentejo. Este é o primeiro projeto nacional integrado na Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial de Turismo.
Esta rede pretende apoiar a melhoria da sustentabilidade no sector turístico a nível mundial, através de uma gestão responsável.  É no Tourism Creative Lab / Cidehus da Universidade de Évora que os investigadores vão sistematizar a informação recolhida sobre as atividades turísticas e os seus impacto.
Em junho passado, foi lançado o primeiro inquérito para apurar a percepção dos residentes de 34 concelhos da região Alentejo sobre os impactes do desenvolvimento da atividade turística, cuja recolha de informação ainda se encontra em curso.
A equipa do Alentejo Sustainable Tourism Observatory (ASTO) encontra-se também a trabalhar em 9 áreas centrais de monitorização dos destinos como satisfação local com o turismo; benefícios económicos do turismo; emprego; sazonalidade turística; gestão energética; gestão dos recursos hídricos; gestão das águas residuais; gestão dos resíduos sólidos e governança.
Uma das entidades mais interessadas neste estudos é a Câmara de Évora que pondera a implementação de uma taxa turística. Nesse sentido o Cidehus já produziu um relatório sobre a Evolução do Turismo da cidade de Évora entre 2013-2017.

Comments are closed.