O Teatro Garcia de Resende, em Évora, tem pela primeira vez uma programação cultural para todo o ano.
As mais de 100 iniciativas foram programadas dentro da estratégia de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.
O vereador Eduardo Luciano diz que, devido às dificuldades financeiras da autarquia, durante algum tempo, “não foi possível” fazer uma calendarização anual de espetáculos no teatro.
“Já conseguimos respirar melhor e é possível fazê-lo agora, à boleia dessa estratégia de construção da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura”, refere.
O responsável pelo pelouro da Cultura indica que foi feita “uma programação diferente, que crie e eduque público com espírito crítico e que fuja daquilo que é básico”, mas nota que não é “uma programação para elitistas nem para meia dúzia de pessoas”.
“Se olharmos para o mapa do país, não veremos nenhuma cidade desta dimensão com esta pressão cultural”, considerou, defendendo que “é uma boa pressão” e que Évora está “no caminho certo”.
O calendário de espetáculos assenta “em ciclos e festivais” e inclui eventos de música, teatro, cinema e dança, com destaque para os concertos, já este mês, de JP Simões, Miguel Araújo, Mazgani e The Last Internationale.
Até dezembro, vão passar pelo palco do teatro os The Gift, David Fonseca e The Legendary Tigerman, entre outros.
Foto: CME