O Teatro Garcia de Resende é uma das 81 entidades artísticas do país que vão passar a funcionar em rede, de modo a ter uma oferta cultural de qualidade e diversificada.
Os equipamentos culturais que passam a integrar esta rede têm a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros (RTCP), que abre em outubro, em data a divulgar.
Na página oficial, a Direção-Geral das Artes esclarece que “a adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso dos equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados”.
Recorde-se que as obras de requalificação do Teatro Garcia de Resende foram concluídas, recentemente.
A melhoria da segurança, funcionalidade e conforto foram o foco das intervenções, que permitiram assim, encaixar a sala centenária de espetáculos às exigências dos tempos atuais.
E segundo a Câmara Municipal de Évora, as obras realizadas são também uma “inegável mais-valia no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027”.