Uma tenda para refugiados, desenvolvida na Universidade de Évora (UÉ), foi uma das ideias vencedoras do concurso Born from Knowledge (BfK).
O projeto “Nautilus”, de Inês Secca Ruivo, professora do Departamento de Arte Visuais e Design da UÉ, e Cátia Bailão Silva, alumna da UÉ, recebeu o primeiro prémio na categoria de “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”.
O “Nautilus” é um sistema de abrigo transportável com capacidade de recolha, aproveitamento e conversão de humidade em água potável e foi desenvolvido no contexto do Mestrado em Design da UÉ.
Em processo de patente nacional e europeia desde 2017, consiste num abrigo de emergência, montável e desmontável em quatro passos simples, que conta com a incorporação de um novo material com propriedades hidrófilas e hidrófugas que permite a coleta, recuperação e conversão de névoa em água, bem como o seu armazenamento, tratamento e transporte para posterior consumo.
O Born from Knowledge (BfK) é um Programa promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI), no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER.