Estão a decorrer novos trabalhos no anfiteatro da Ammaia, o monumento identificado em 2019, no âmbito do projeto que tem como objetivo o estudo dos edifícios lúdicos da cidade romana, que se situa no concelho de Marvão.
O projeto em curso, que vai decorrer ao longo dos próximos anos, envolve a escavação e estudo do anfiteatro e ainda a sua conservação e valorização.
Os principais objetivos delineados incluem a continuação da identificação do perímetro do edifício, e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena, os locais onde se guardavam os animais, para os espetáculos, lutas de humanos contra animais, ou onde os gladiadores se preparavam para entrar em ação nos combates singulares que realizavam.
Segundo o Municipío de Marvão, “este anfiteatro, o quinto dos edifícios conhecidos em cidades da antiga Lusitânia, apresenta medianas dimensões, de 53,5 metros no seu eixo maior, e cerca de 40 no menor, com infraestrutura pétrea e bancadas de madeira, à semelhança dos já conhecidos anfiteatros de Bobadela (Oliveira do Hospital) e de Cáparra (Oliva de Plasencia)”.
Atualmentem decorre uma campanha de escavação e de diagnóstico das ações de conservação a realizar, financiada pela Fundação “La Caixa”, promovida por um consórcio que envolve a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, o Museo Nacional de Arte Romano e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).
Fotografia: Município de Marvão