A Universidade de Évora (UÉ) vai avançar com a construção de novas instalações para o seu Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR), em Sines.
As futuras instalações, com apoio de fundos comunitários, envolvem um investimento de um milhão de euros e vão “nascer” numa parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines.
O contrato de concessão para o uso privativo dessa parcela de terreno será assinado hoje entre a academia e Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Este ato é o primeiro passo para a construção de novo laboratório da UÉ.
A cerimónia contará com a presença de Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, e de José Luís Cacho, presidente do conselho de administração da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Segundo a UÉ, a implementação deste projeto representa um novo impulso ao desenvolvimento das ciências do mar e, em particular, na costa alentejana, tanto nas áreas da investigação científica e inovação, como do desenvolvimento tecnológico e da transferência de conhecimento a empresas e outras entidades do setor, além do apoio ao ensino superior e à promoção da cultura científica.
O CIEMAR é uma unidade interdepartamental da academia alentejana que funciona em Sines, desde 1990, em instalações provisórias cedidas pela câmara daquele concelho do litoral alentejano.