UÉ coloca inteligência artificial ao serviço da segurança rodoviária

UÉ coloca inteligência artificial ao serviço da segurança rodoviária

Terça-feira, 12 Outubro 2021
Alentejo

Quartas-feiras são os dias da semana em que ocorrem menos acidentes com vítimas mortais e em período laboral ocorrem menos de metade dos acidentes que em período não laboral.

Estes são alguns dos resultados do projeto “MOPREVIS – Modelação e Predição de Acidentes de Viação no Distrito de Setúbal”, que resulta de uma parceria entre a Universidade de Évora (UÉ) e o Comando Territorial da GNR de Setúbal.

Os resultados referem-se ao período temporal de análise entre 2016 e 2019, na área de jurisdição da GNR no distrito de Setúbal, sendo a base de dados analisada constituída por 28.103 acidentes.

Deste total de acidentes, 5.436 registaram feridos leves, 407 tiveram feridos graves e em 163 houve vítimas mortais, que, neste período de quatro anos, totalizaram 183.

Segundo Paulo Infante, professor de Matemática da UÉ que coordena este projeto, os dados recolhidos mostram que a “ocorrência de despistes relativamente a colisões aumenta com a idade do veículo”.

Já “um acidente em que pelo menos um dos intervenientes não tenha acessórios de segurança (cinto de segurança ou cadeira auto para crianças) tem 2.5 vezes mais possibilidades de ter vitimas mortais”, indica.

Através de modelos preditivos de estatística e inteligência artificial, refere, será possível “montar um sistema de informação que identifique os locais onde é mais provável ocorrerem acidentes” para se “construir algo que ajude condutores, peões e autoridades em tempo real”.

Para já, o projeto está a ser levado a cabo apenas em Setúbal, mas a ideia é alargá-lo a todo o país.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com