UÉ participa em estudo que diz não haver “alto risco” de covid-19 no futebol

UÉ participa em estudo que diz não haver “alto risco” de covid-19 no futebol

Terça-feira, 03 Novembro 2020
Alentejo

O futebol não é uma modalidade de alto risco de exposição respiratória para a transmissão da covid-19, segundo um estudo que contou com a participação de investigadores da Universidade de Évora (UÉ).

Bruno Gonçalves e Hugo Folgado, investigadores da UÉ, participaram no estudo, que foi publicado, recentemente, na revista Sensors.

Este trabalho corrobora assim da classificação avançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para o futebol como modalidade de “médio risco”.

O estudo, que envolveu também investigadores das universidades do Porto, da Beira Interior e Nova de Lisboa, monitorizou as dinâmicas de um jogo de futebol para análise de risco de exposição respiratória para a transmissão da covid-19.

Neste estudo, que procurou analisar a aplicabilidade da utilização dos dados de tracking recolhidos durante os jogos de futebol na avaliação do contacto interpessoal entre indivíduos, foram calculadas duas medidas de exposição respiratória.

Foram ainda analisados os posicionamentos e movimentações dos jogadores e árbitros durante um jogo de futebol que terminou empatado a três golos, através de um sistema de rastreamento com câmaras super-HD e tecnologia de processamento de imagem patenteada.

A primeira medida de exposição respiratória, calculada para cada indivíduo, foi baseada no tempo passado a uma distância inferior a 2 metros em relação aos outros indivíduos.

Já a segunda medida, foi calculada, adicionando à primeira medida, o tempo de exposição à “nuvem” de gotículas respiratórias formada pelo movimento dos outros indivíduos.

Os resultados do estudo apontam que esta metodologia de análise poderá ser utilizada para avaliar a exposição respiratória decorrente do contacto interpessoal e consequente estratificação do risco da prática e competição de diferentes modalidades desportivas ou atividades físicas, contribuindo para o planeamento de diferentes atividades no contexto da pandemia de covid-19.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com