O professor da Universidade de Évora (UÉ) Pedro Raposo de Almeida é coautor do primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental, publicado em fevereiro.
Pedro Raposo de Almeida é docente do Departamento de Biologia da Escolas de Ciências e Tecnologia da UÉ e investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
Os peixes de água doce são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados em todo o mundo. Portugal não é exceção, com mais de 60% das espécies nativas em risco de extinção.
Segundo a UÉ, o guia surge numa altura de agravamento das pressões sobre os ecossistemas fluviais em Portugal e em toda a região mediterrânica, devido à destruição de habitats, à introdução de espécies exóticas e às alterações climáticas, entre outras.
O trabalho aborda diversos temas, desde os vários tipos de ecossistemas fluviais, às características dos peixes que neles habitam e ao valor que possuem no contexto científico, histórico, ornamental e cultural.
Estão descritas todas as espécies nativas residentes, migradoras e visitantes marinhas descritas à data, assim como as espécies exóticas presentes nos rios e albufeiras nacionais, num total de 62 espécies.