A Universidade de Évora (UÉ) recebe o VIII Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, denominado, “Olhares Cruzados: Representações das Epidemias nas Artes. Da Catástrofe à Resiliência”, nos dias 12, 13 e 14 de outubro.
Este congresso, organizado pela academia alentejana e pela Universidade da Madeira, pretende contemplar os interesses de investigação centrados na temática das diferentes epidemias.
A peste negra, a gripe espanhola, a cólera e a sida, e o modo como têm sido concebidas enquanto catástrofes que provocaram alterações profundas nos modos de existência e nas formas de relacionamento humano.
Segundo a organização, “neste contexto de indagação sobre o caos e a crise causado pelas pandemias, assumindo uma perspetiva comparatista, levou a comunidade académica a refletir sobre as várias configurações das epidemias desde a Antiguidade até aos nossos dias a partir de diferentes eixos temáticos”.
A sessão de abertura está a cargo da professora e escritora Helena Buescu, Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, atribuído pela Universidade de Évora.