D. Francisco Senra Coelho é o novo arcebispo de Évora.
A nomeação do Papa Francisco foi divulgada hoje pelo Vaticano.
Senra Coelho, atualmente bispo auxiliar de Braga, vai suceder a José Alves, que atingiu o limite de idade canónico, os 75 anos.
D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho nasceu a 12 de março de 1961 em Maputo, Moçambique, sendo os pais naturais de Adães, concelho de Barcelos, na Arquidiocese de Braga.
Frequentou o Liceu Nacional de Barcelos e o Liceu Sá de Miranda, em Braga, enquanto estava já no Seminário Conciliar da cidade minhota.
Em 1980, ingressou no Seminário Maior de Évora, onde concluiu o curso superior de Teologia, sendo posteriormente ordenado sacerdote a 29 de junho de 1986 pelo então arcebispo de Évora, D. Maurílio de Gouveia.
Antes de ir para Braga, foi o cónego Francisco José Senra Coelho era pároco de Nossa Senhora de Fátima e de São Manços, em Évora, e de Nossa Senhora da Consolação em Igrejinha (Arraiolos), além de vigário forâneo da Vigaria de Évora e moderador da Zona Pastoral Centro/ Sul da Arquidiocese de Évora.
A nível académico, o cónego Francisco José Senra Coelho é doutorado em História pela Universidade Internacional de Phoenix, tendo como tema da tese a vida do arcebispo de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes, no contexto da Primeira República em Portugal.
O novo arcebispo é membro da sociedade científica da Universidade Católica Portuguesa e do Conselho Científico do Centro de Estudos de História Religiosa da mesma universidade.