Após um período de encerramento, para a realização de obras de manutenção e renovação das suas instalações, a estrutura que está integrada na recém-criada Rede de Equipamentos Culturais Municipais, a Unidade Museológica CEA (antiga Central Elevatória de Água), reabre portas, amanhã, pelas 11h00.
No Dia Nacional da água, a inauguração da exposição permanente “A Água em Évora – Percursos e Memórias”, complementada com dois percursos históricos pela cidade, assinala esta reabertura.
Segundo a Câmara Municipal de Évora, “estes itinerários, um intramuros e outro extramuros, visam dar a conhecer o património edificado afeto à captação e distribuição de água, desde a Antiguidade, passando pela Época Moderna, até ao século XX. Monumentos que contam a história da necessidade e das tentativas de dotar a cidade de um sistema de distribuição de água complexo e eficaz”.
Atualmente, a Unidade Museológica CEA integra um conjunto de infraestruturas que constituem um testemunho do património hidráulico da cidade de Évora do século XX, de elevado valor histórico, artístico e industrial.
Fotografia: Câmara Municipal de Évora