A Universidade de Évora (UÉ) vai adotar um código de conduta, de modo a prevenir e combater eventuais comportamentos que possam ser considerados de assédio moral ou sexual na instituição.
A propósito do caso de alegado assedio moral e sexual na Universidade de Coimbra, a UÉ afirmou que tem em curso o processo para a criação de um código de conduta.
“Foi elaborada uma proposta de Código de Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho na Universidade de Évora, a qual está em consulta pública até ao dia 24 de maio de 2023”, revelou a instituição.
Este instrumento, explicou a academia alentejana, vai estabelecer “um conjunto de princípios e injunções que devem ser observados em todas as atividades desenvolvidas na universidade”.
“O código de conduta será aplicado a todos os trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e bols
eiros da Universidade de Évora e é parte essencial de uma política de tolerância zero em relação ao assédio”, sublinhou.
A UÉ realçou que, até hoje, não recebeu qualquer denúncia de casos de assédio moral e sexual na instituição.
De acordo com a universidade, as denúncias podem ser reportadas, pessoalmente ou através de correio eletrónico, à reitoria, ao provedor do estudante, aos diretores de curso ou a outras estruturas internas.