As candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2025, atribuído todos os anos pela Universidade de Évora, estão abertas até ao próximo dia 30 de dezembro.
Este prémio homenageia o escritor que lhe dá o nome e tem como foco galardoar, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.
De acordo com a academia alentejana, as propostas de candidatura devem ser oriundas de universidades, onde sejam desenvolvidos estudos de literaturas e/ou de culturas lusófonas ou de instituições culturais relevantes nesses áreas.
“A candidatura deve ser fundamentada com a apresentação do autor e respetiva obra literária”, explicou a Universidade de Évora, em comunicado.
Na edição de 2025, o júri presidido pelo professor da Universidade de Évora Antonio Sáez Delgado, vai ser constituído por mais quatro elementos. i
A cerimónia de entrega do galardão vai realizar-se no dia 01 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira.