Universidade de Évora cria Gabinete para a Igualdade de Género

Universidade de Évora cria Gabinete para a Igualdade de Género

Sexta-feira, 30 Outubro 2020
Alentejo

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de lançar o Gabinete para a Igualdade de Género, que visa estimular a criação e a adoção de uma estratégia institucional que combata os estereótipos e discriminação entre os géneros.

Este gabinete fica sob a área de intervenção da Pró-Reitora, Rosalina Pisco Costa, socióloga, professora no Departamento de Sociologia da UÉ e investigadora na área da sociologia do género.

Rosalina Pisco Costa é também coordenadora do projeto #Unstereotyped, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que tem o objetivo de estudar os impactos do género no âmbito da pandemia de covid-19.

A academia lembra que a igualdade entre homens e mulheres constitui um princípio de cidadania consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e é salvaguardado, a nível nacional, pela Constituição da República Portuguesa de 1976.

Entre as principais atividades do gabinete, prevê-se a elaboração de um relatório diagnóstico sobre a situação da igualdade de género na UÉ, a criação de um Plano de Igualdade de Género para a instituição e a definição de uma estratégia institucional que promova e monitorize o plano criado.

A primeira ação de sensibilização deste novo Gabinete passa pela associação da UÉ ao projeto europeu “Mobiliza-te Contra o Sexismo” e à campanha “Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele!”.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com