A Universidade de Évora (UÉ) anunciou hoje a criação de uma nova escola na área da saúde, o que constitui “um passo significativo para desenvolver os ensinos e a investigação na área da saúde”.
A criação de uma unidade orgânica (escola) na área da saúde, já aprovada pelo conselho geral da UÉ, é considerada “histórica”pela reitora da UÉ, Ana Costa Freitas.
“Esta escola permitirá responder aos anseios da região Alentejo, iniciando-se um percurso sólido e consistente na única região do país onde não há oferta curricular em cursos nas áreas de medicina ou de saúde pública”, sublinha a reitora.
A Comissão Instaladora, coordenada por Manuel Lopes, professor coordenador da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da UÉ, encontra-se a preparar o projeto em articulação com a Comissão Científica e restantes Unidades Orgânicas da UÉ, seguindo para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para homologação.
Foi criada a Cátedra LifeSpan em Sustentabilidade Demográfica e Saúde, numa colaboração entre a UÉ, o Hospital do Espírito Santo de Évora e a Siemens.
Coordenada por Lino Patrício, médico e Investigador Principal Convidado da UÉ, a Cátedra LifeSpan tem associado o financiamento para formação avançada multidisciplinar e transversal em áreas de interseção entre a Medicina, a Saúde Pública, o Envelhecimento e a área das co-morbilidades.
A Comissão Científica da nova Unidade Orgânica na área da Saúde da UÉ é constituída por Constantino Sakellarides, professor catedrático jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da UNL, Jaime Branco, professor catedrático da Faculdade de Ciências Médicas da UNL, João Guerreiro, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (membro do Conselho Geral da UÉ), Jorge Mota, professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade de Porto, Jorge Simões, professor catedrático convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL, e Madalena Patrício, professora honorária da Faculdade de Medicina da UL (membro do Conselho Geral da UÉ).