Universidades e empresas juntam-se no primeiro Laboratório Colaborativo dedicado ao Turismo.
O Knowledge to Innovate Professions in Tourism (KIPT) do qual a Universidade de Évora faz parte, é uma organização reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o título de CoLAB, que tem como objetivo contribuir para a valorização do conhecimento e criação de emprego.
O KIPT foi um dos nove laboratórios colaborativos aprovados pela FCT , já o título de CoLAB é atribuído a instituições sem fins lucrativos destinadas à investigação e transferência de tecnologia, aproximando empresas e a academia.
As instituições com o título de CoLAB têm acesso simplificado à recolha de fundos, destinados ao desenvolvimento dos projetos apresentados na candidatura.
O KIPT é único laboratório colaborativo na área do turismo, e que visa “contribuir para melhorar a situação social dos trabalhadores do turismo, promovendo e valorizando a profissão numa abordagem inclusiva, recompensadora e conciliadora”.
O plano de ação aprovado desenvolve-se em três eixos estratégicos, conhecimento, emprego e competitividade sustentável.
Abrangendo ainda cinco áreas de desenvolvimento importantes como a informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, para dar resposta aos problemas do setor no geral e, em particular da mão-de-obra.
Numa primeira fase estão previstas ações de sobrevivência e resiliência, numa segunda fase a recuperação suportada em inovação e empreendedorismo e numa terceira perspetiva-se a transformação digital do sector.