O espólio documental e bibliográfico do antigo reitor da Universidade de Évora Manuel Ferreira Patrício, que morreu há três anos, foi doado pelos herdeiros à academia.
O protocolo que prevê essa doação foi assinado ontem entre as duas partes.
A atual reitora Hermínia Vasconcelos Vilar diz à DianaFM que o conjunto é constituído por livros, separatas, revistas, teses, trabalhos científicos e cadernos pessoais.
Alguns documentos já podem ser consultados, mas ainda há muitos que vão agora ser preparados para, mais tarde, serem disponibilizados para consulta pública, tal como explicou o professor Luís Sebastião, coordenador do Centro de Investigação, Educação e Psicologia.
Manuel Ferreira Patrício morreu no dia 11 de setembro de 2021, aos 82 anos.
Natural de Montargil, foi reitor da Universidade de Évora entre 2002 e 2006, instituição onde foi docente, presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação e do Conselho Pedagógico, entre outros cargos.
O ex-reitor, que era licenciado em Filosofia e doutorado em Ciências da Educação, com a especialidade Filosofia da Educação, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2012.
Fotografia: DianaFM