Universidade de Évora vai pôr inteligência artificial ao serviço da Linha SNS24

Universidade de Évora vai pôr inteligência artificial ao serviço da Linha SNS24

Quinta-feira, 26 Março 2020
Alentejo

Uma equipa de investigação da Universidade de Évora (UÉ) está a desenvolver um novo sistema para Linha SNS24 que pode diminuir em pelo menos 5% o tempo de cada chamada telefónica.

Denominado “SNS24 Scout”, o novo sistema, baseado na inteligência artificial, está a ser desenvolvido desde janeiro deste ano, estando a coordenação do projeto a cargo do investigador da UÉ Paulo Quaresma.

Segundo a academia, “o resultado esperado é uma diminuição de, pelo menos, 5% no tempo de cada chamada telefónica e um aumento estimado de 50.000 chamadas telefónicas atendidas durante um ano pela Linha SNS24.

“Até ao final do ano contamos ter uma aplicação que tenha a capacidade de sugerir o algoritmo clínico mais adequado a cada situação com uma precisão superior a 95%, reunindo condições para ser integrada na atual aplicação do SNS24”, revela o investigador

“Esta integração, do ponto de vista técnico, é razoavelmente simples, mas requer um planeamento cuidado e uma implementação faseada e devidamente avaliada”, sublinha.

Segundo Paulo Quaresma, “tendo em conta a atual situação de pandemia Covid-19 e a forte pressão sobre a linha SNS24, há condições para se iniciar este processo antes do final deste ano”.

Comments are closed.