A Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Imprensa assinaram um protocolo para a realização de atividades ao nível do ensino e da formação, do desenvolvimento de projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, bem como da promoção de estágios científicos e técnicos.
Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da Universidade de Évora, salientou o facto da Associação trazer a Évora as celebrações do Dia da Imprensa, recordando o papel “resiliente” da imprensa regional.
Também o papel dos jornalistas bem como o da leitura na era do digital foram apontados pela reitora.
Hermínia Vasconcelos Vilar considera que “o jornalismo é mais do que o fluir da informação” e aludiu ao “vagar”, mote da recém-aprovada candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, defendendo que os jornalistas devem ter tempo para escrever e o leitor deve ter tempo para se dedicar à leitura e à compreensão do que lê, nomeadamente as notícias.
Para além do protocolo assinado, de realçar ainda, a criação e o desenvolvimento do Observatório Internacional dos Jornais Centenários, com sede em Alcáçovas, para o lançamento de estudos e recolha de informação sobre a situação digital dos acervos dos jornais centenários.
Fotografia: Universidade de Évora