Apesar de já terem levado as duas doses da vacina contra a covid-19, 12 utentes do Recolhimento Ramalho Barahona, em Évora, ficaram infetados com o novo coronavírus.
A informação foi avançada à DianaFM pelo provedor da instituição, Francisco Lopes Figueira.
“São pessoas perfeitamente cobertas pela vacina” contra a covid-19 e a deteção da infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 ocorreu no passado fim de semana, “17 dias depois da toma da segunda dose”, adiantou o responsável.
O primeiro caso foi o de uma utente que foi transportada para as urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), devido a outros problemas de saúde, onde fez um teste com resultado positivo.
Os outros 11 casos de infeção com o vírus da covid-19 foram detetados no próprio dia e no dia seguinte, na sequência da realização de um total 126 testes rápidos e 229 testes PCR na instituição.
Lopes Figueira assinalou que estes 12 utentes com covid-19 estão assintomáticos e foram transferidos para a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) de Évora, criada numa residência universitária, por decisão da Autoridade de Saúde Pública.
“A vacina reduz os sintomas e a agressividade da doença, mas quem fica vacinado é contagiável e contagia”, concluiu.