Utentes do Lar da Quinta da Sizuda transferidos durante a noite

Utentes do Lar da Quinta da Sizuda transferidos durante a noite

Quinta-feira, 17 Setembro 2020
Alentejo

 

Os utentes do Lar da Quinta da Sizuda, em Évora, onde foi detetado um surto de covid-19, são transferidos durante a próxima noite para a residência universitária Manuel Álvares.

Segundo o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, a operação vai ser feita pelos bombeiros e deverá demorar “três ou quatro horas”.

Para além dos 28 utentes que se encontram no lar, vão ser transferidas para a residência universitária duas funcionárias, que “não têm condições de isolamento na sua casa”.

Pinto de Sá notou que foram feitas “análises e exames de precaução” na residência da Universidade de Évora e que foi detetada a bactéria da legionela, mas assinalou que “não foi por essa via” que a transferência se atrasou.

“Tivemos a aguardar a avaliação do estado de saúde dos utentes que foram ao hospital e a constituição da equipa” que vai prestar os cuidados aos utentes na residência universitária, vincou.

A equipa de cuidadores, referiu, é constituída por 16 profissionais e foi criada no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Segurança Social e a Cruz Vermelha Portuguesa.

O presidente da Câmara de Évora adiantou que os testes à covid-19 realizados a pessoas de lares e estabelecimentos comerciais da cidade, onde existiam suspeitas de contagia, “deram negativo”, o que constitui “uma boa notícia”.

“Os casos ativos que estão aparecer e que ainda aparecerão mais alguns decorrem das relações familiares e contactos direitos dos infetados do lar”, sublinhou, realçando que “não existem contágio comunitário, apesar do risco ser elevado”.

Carlos Pinto de Sá precisou que foram detetados 13 casos na comunidade relacionado com o surto no lar e estão dois utentes do lar internados no Hospital do Espírito Santo de Évora e uma outra pessoa da comunidade cuja infeção está relacionada com este surto.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com