A conservação e valorização do montado é o mote para um intercâmbio internacional de jovens que vai juntar quase 200 alunos do Alentejo e da Estremadura espanhola.
Esta reunião vai decorrer esta semana, em ambos os lados da fronteira.
“Um dia no Montado” é para alunos dos 2.º e 3.º ciclos das duas regiões ibéricas e insere-se no projeto de cooperação transnacional “Montado – Conservação e Valorização”.
A iniciativa, financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020, aposta “na conservação do montado” mediterrânico “junto dos jovens, pois é fundamental eles virem a protegê-lo no futuro”, afirmou uma das coordenadoras.
O projeto vai reunir 160 crianças em Portugal e 190 em Espanha.
Esta terça-feira, dia 11 de abril, cerca de 60 alunos de escolas das localidades espanholas de Almendral e Olivença, na Estremadura, juntam-se em São Bartolomeu do Outeiro, no concelho de Portel com 100 jovens estudantes de Alvito e Vidigueira.
Na quinta-feira, 13 de abril, é a vez de os alunos portugueses atravessarem a fronteira para dar continuidade à iniciativa.
O projeto é promovido pelos Grupos de Ação Local (GAL) Terras Dentro (Portugal), ADERCO (Espanha) e Pays Pyrenees Mediterranee (França).