Vão ser plantadas 1.200 árvores na Ribeira de Vide em Arraiolos

Vão ser plantadas 1.200 árvores na Ribeira de Vide em Arraiolos

Quarta-feira, 29 Janeiro 2020
Alentejo

Mil e duzentas árvores e arbustos vão ser plantados nas margens da Ribeira de Vide, no troço que atravessa a povoação de São Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos

A iniciativa de voluntariado está marcada para o dia 15 de fevereiro e é promovida pela Câmara de Arraiolos e pela Junta de Freguesia de São Pedro da Gafanhoeira.

Ao longo de cerca de 1.300 metros da ribeira e em ambas as margens, vão ser plantadas 1.200 plantas autóctones, de árvores e arbustos, com predominância do Freixo-nacional, mas também com Borrazeira-preta e Borrazeira-branca, a Gilbardeira e o Lentisco.

As plantas foram entregues ao município no âmbito de uma candidatura ao Programa Floresta Comum.

Este projeto foi iniciado no verão passado com a limpeza do troço urbano da Ribeira de Vide, em São Pedro da Gafanhoeira, a qual não era limpa há cerca de 30 anos e por isso encontrava-se bastante assoreada e cheia de vegetação invasora.

Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de arquitetura paisagista para a replantação dos taludes e margens da ribeira com recurso a espécies arbustivas e arbóreas, o qual suportou a candidatura feita pelo município.

O projeto inclui também a instalação no próximo verão de um passadiço em madeira numa extensão de cerca de 330 metros, com o objetivo de aproximar a população da ribeira promovendo o seu usufruto lúdico, conhecimento e valorização.

Imagem: CMA

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com