O Município de Vendas Novas é o único do Alentejo que perde mandatos no executivo, nas eleições autárquicas de 26 de setembro, passando de sete para cinco eleitos, indicam os dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Os dados da CNE sobre o número dos eleitores recenseados apurado até 15 de junho deste ano mostram que nos restantes 46 concelhos da região, os mandatos para os órgãos autárquicos não sofrem alterações.
A autarquia vai passar a ter menos de 10.000 eleitores, mais precisamente 9.973, o concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora, perde dois mandatos na câmara.
Em relação aos mandatos para a assembleia municipal, Vendas Novas também perde deputados, descendo dos atuais 21 para 15.
Há quatro anos, nas autárquicas de 2017, de acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, este concelho alentejano teve 10.076 eleitores inscritos.
O número de mandatos de cada órgão autárquico é definido de acordo com os resultados do recenseamento eleitoral, obtidos através da base de dados central do recenseamento eleitoral e publicados pelo Ministério da Administração Interna no Diário da República